26/02/2018

Produção e esterilização de meio de cultura

Estamos fazendo o planejamento para iniciar os testes de produção de micélio de shiitake em meio de cultura. Ter o micélio em meio de cultura é etapa necessária para produzir as sementes, que depois vão ser colocadas nas toras de madeira.

Atenção! Semente, nesse contexto, nada tem a ver com as plantas superiores (os pinheiros e as plantas com flores), as quais têm nas sementes o embrião originado de sua reprodução sexuada. As sementes utilizadas na produção de cogumelos consistem em um substrato já colonizado pelo micélio do fungo de interesse. Esse substrato pode ser pequenos tocos de madeira, grãos de trigo e outros cereais ou serragem.

A primeira etapa desse processo é produzir o meio de cultura, que consiste em um substrato artificial que favorece o rápido crescimento do micélio. Nesse meio de cultura é colocado um pequeno pedaço de micélio (ou de cogumelo), que se desenvolve até cobrir todo o meio. Assim é possível conseguir a quantidade necessária de micélio, em relativamente curto espaço de tempo, para produzir as sementes.

O meio de cultura deve ser esterilizado antes de receber o pedaço de micélio/cogumelo para evitar a contaminação por outros fungos ou bactérias. O crescimento de outros organismos no meio pode prejudicar ou impossibilitar o desenvolvimento do micélio de interesse. Esses são os aspectos gerais envolvidos na produção do meio de cultura para multiplicação do micélio de diversos cogumelos de interesse comercial.

Para o shiitake, especificamente, recomenda-se o uso do meio BDA, feito de batata, dextrose e agar. O agar é uma gelatina de algas e tem a função de endurecer o meio, a dextrose é um açúcar simples e a batata é a batata mesmo, rica em amido, um açúcar complexo. Tanto o amido quanto a dextrose são utilizados como fonte de energia pelo micélio em seu desenvolvimento. Nós pretendemos produzir o meio BDA em casa, mas é possível comprá-lo pronto, em pó, que só precisa ser diluído em água.

A esterilização do meio BDA pode ser feita em uma panela de pressão comum. Todo o processo de produção e esterilização do meio pode ser realizado em ambiente doméstico, tomando-se alguns cuidados (muito álcool!) para evitar contaminações, principalmente depois da esterilização.

Nossa intenção é iniciar os testes utilizando materiais e equipamentos de baixo custo, feitos por nós sempre que possível. As receitas a serem utilizadas, tanto para produção do meio BDA, quanto para esterilização, são as mais simples possíveis. Pretendemos fazer incrementos nas receitas apenas se percebermos necessidade, a partir da experiência prática.

Em breve uma postagem com as receitas.

Fontes das informações apresentadas aqui:
http://www.camdenmushroomcompany.com/2015/10/meio-de-cultura-batata-dextrose-agar-o.html
http://www.cogumelohobby.com/agar%20meios.htm
Livro: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/23379337/livro-sobre-producao-de-cogumelos-por-meio-de-tecnologia-chinesa-modificada-chega-a-3-edicao

Nenhum comentário:

Postar um comentário