28/02/2018

Receita de meio BDA

Ingredientes

- 200g de batatas cruas
- 15g de dextrose
- 17g de ágar
- 1l de água

A dextrose pode ser comprada em loja de suplementos alimentares. O agar pode ser comprado em loja de produtos orientais (é muito usado na culinária) ou em locais voltados para o cultivo de orquídeas (é usado como meio para reprodução). O Mercado Livre também é uma opção para conseguir esses ingredientes.

Essa receita produz cerca de 1l de meio BDA. Para fazer um volume menor, basta fracionar as quantidades dos ingredientes de acordo com o volume final desejado.

Outros materiais necessários


- balança com precisão de pelo menos 1g
- recipiente de vidro
- peneira

O recipiente de vidro precisa ser resistente a altas temperaturas, já que ele vai ser esterilizado na panela de pressão. Na escolha do recipiente também é importante considerar o seu tamanho, já que ele vai precisar entrar no microondas, na panela de pressão e na SAB (still air box, vou fazer um post só sobre isso em breve) e o ideal é que o meio não fique sendo transferido de um recipiente para outro durante o processo, para evitar contaminações.

Preparo

1 - Lave bem as batatas (não é necessário descascar), corte em tiras finas e coloque para cozinhar em 1l de água até ficarem bem macias.
2 - Transfira a água do cozimento das batatas para o recipiente de vidro, ainda quente e peneirada; as batatas são descartadas comidas.
3 - Adicione a dextrose e o agar.
4 - Misture até que todos os ingredientes fiquem bem diluídos; se for necessário, leve ao microondas.

Aqui você já tem o meio BDA pronto, o próximo passo é fazer a esterilização, que será objeto de outra postagem em breve. 

É possível armazenar o BDA em geladeira nesse ponto, dentro do recipiente de vidro onde os ingredientes foram misturados, que deve estar bem tampado; se o recipiente não tiver tampa, basta cobrir a boca com papel filme. Na geladeira, ele vai endurecer; para retomar o processo de esterilização depois, basta aquecer em microondas até o meio voltar ao estado líquido.

Entretanto, não é recomendável deixar o meio muito tempo na geladeira antes de esterilizar. Note que o processo foi feito, até aqui, em ambiente aberto. Assim, é normal que haja algumas bactérias e fungos no meio BDA, que só vão ser eliminados com a esterilização. O ambiente refrigerado apenas retada - não impede - o desenvolvimento desses organismos contaminantes. Além disso, o meio BDA é muito favorável ao crescimento de bactérias e fungos em geral, o que agrava o risco do meio ser totalmente colonizado por um contaminante, repito, mesmo na geladeira. Lembre-se que o feijão esterilizado cozido na panela de pressão também estraga na geladeira!!!

Atenção! Nós ainda não testamos essa receita, assim que o fizermos, contamos os resultados.

Fontes das informações apresentadas aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário