27/11/2018

Casa de incubação - projeto, execução e orçamento

A casa de incubação foi bem fácil de projetar e construir. Inicialmente, pensamos em fazer a parte "estrutural" com cordas amarradas nas árvores ao redor. Felizmente nos tocamos a tempo de que um gazebo não sairia mais caro e faria a "construção" ser muito mais rápida. Utilizamos um gazebo de 3x3m, onde dá para abrigar 4 pilhas de toras (no momento, temos 2). 

As "paredes" foram feitas com sombrite. Optamos por utilizar o de 30% de sombreamento porque o local já é bem sombreado e porque quanto mais escuro é o sombrite, mais caro também. Como o sombrite que compramos tinha 1,5m de largura (e, o gazebo, 3m de lado), utilizamos duas folhas de sombrite por "parede". Primeiro cortamos o sombrite em pedaços de cerca de 2,5m de comprimento (cada pedaço é uma folha; o gazebo tem cerca de 2m de altura). Cada folha foi costurada na estrutura do gazebo de forma independente. Não costuramos uma folha na outra, apenas prendemos com laço em alguns pontos para não abrir demais com o vento. Assim poderemos abrir totalmente as paredes quando formos revirar as pilhas de toras, dando mais espaço para a manipulação.

A seguir, um esquema das "paredes".




No chão, colocamos pedras que catamos por perto. Separamos também algumas pedras maiores para apoiar as toras que ficam por baixo na pilha. Jogamos cal virgem sobre as pedras para minimizar o potencial do solo como fonte de contaminações (as pedras têm essa mesma função). 

Agora, os custos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário